DEGUSTAÇÃO NO PONTO DE VENDAS

Vá além da degustação, promova experiência.

A degustação de alimentos no ponto de vendas é uma ação de marketing que já mostrou que dá resultado. Mas o que precisamos hoje é promover experiências de compra que façam os clientes irem além da degustação. A solução está no merchandising, segundo Simone Terra, CEO da Sterra Soluções Estratégicas e com mais de 20 anos de experiência no mercado. Ela explica que o merchandising tem três funções: gerar impacto e visibilidade,levar informação ao consumidor de forma didática e rápida e entregar soluções que gerem valor para a compra.
A profissional cita um exemplo visto no Simply Market, da França, que engloba esses três pontos: na seção de batatas, foi instalado um painel de acrílico que explica quais são os tipos de batata à venda e quais pratos podem ser feitos com aqueles produtos. A CEO argumenta:
É uma solução muito simples, mas com função informativa. Vivemos na era da informação, é o que as pessoas buscam na internet, em seus celulares. Elas querem entender tudo.
Para ela, outra maneira de oferecer experiência de compra além da degustação é por meio do atendimento, com pessoas que saibam falar sobre os produtos nas seções e explicar os diferenciais dos alimentos ou das bebidas. Todas essas estratégias podem ser combinadas para transformar o ponto de venda em um local cada vez mais atrativo para os consumidores.