As vendas de sacos para lixo crescem ano a ano. Com a pandemia, a procura se tornou ainda maior. É uma tendência que persistirá, influenciada pelo maior tempo que as famílias passam em casa e também pelas inovações da categoria. O avanço de uma categoria que gera boas margens é uma ótima notícia para o varejo alimentar. No entanto, alguns supermercados ainda não aproveitam todo seu potencial. O erro mais comum tem a ver com a exposição, muitas vezes em local errado ou subdimensionada.
Confira algumas dicas para sua loja organizar corretamente os sacos para lixo e, com isso, aumentar as vendas:
1 - Um ponto fundamental é levar a categoria ao setor de limpeza. Análises mostram que as vendas crescem quando os sacos de lixo são expostos nesse local em vez da seção de bazar
2 - O espaço reservado à categoria também influencia nos resultados. Se a sua loja é pequena, reserve um módulo completo. Já se o seu supermercado tem área de vendas média ou grande, dois ou mais módulos são bem-vindos
3 - Ao alocar os produtos, reserve a parte mais alta da gôndola para os sacos para pia e banheiro
4 - Logo abaixo, bem à altura dos olhos dos clientes, exponha as inovações da categoria, afinal elas garantem ótima rentabilidade e atraem novos consumidores.
5 -Na sequência vêm os sacos com alças – que evitam contato do consumidor com o lixo na hora de retirá-lo – e também as embalagens econômicas
6 - As versões tradicionais devem ficar nas prateleiras mais baixas da gôndola. Dessa forma, o shopper sempre terá contato com os produtos de maior valor agregado, o que estimula elevação de tíquete e consequente aumento do cash margem
7 - Lembre-se de manter no sortimento todas as opções de tamanho disponíveis em cada tipo de produto
8 - Por fim, tendo espaço para exposição adicional em ilha ou display, privilegie sacos para lixo com diferenciais pois eles trazem mais atenção do shopper.